Condições Gerais de Venda e Utilização

As presentes Condições Gerais de Venda e utilização detalhadas abaixo (aqui designadas "condições gerais") determinam exclusivamente as relações contratuais entre todo cliente utilizador do site www.ipx.pt, A consulta do site pressupõe que o utilizador leu e aceitou os termos e condições para a sua utilização.

O Cliente ao formalizar a sua Encomenda junto da IPX , aceita as presentes Condições de Venda, sem reservas.

As condições gerais de venda e utilização são as únicas a serem aplicáveis e substituem todas as outras condições, excepto prévio acordo, expresso e por escrito. A IPX pode pontualmente modificar certas disposições das suas condições gerais, e também é preciso que esta seja relida a cada visita no site ipx.pt (aqui designado "Site"). Consideramos que quando o pedido/encomenda/compra for validado, o cliente está automaticamente a aceitar as nossas condições gerais de venda e as mesmas são dadas a conhecer novamente sempre que coloca uma encomenda na nossa loja online.

Pode efetuar encomendas na nossa loja online como convidado sem ter que estar registado. 
Ser um utilizador registado IPX proporciona-lhe inúmeras vantagens.
Ao proceder ao registo fica habilitado a participar nas ações desenvolvidas pela  IPX. Como sabemos que estar informado é fundamental para que seja um comprador consciente, pode receber periodicamente no seu e-mail informações sobre produtos e novidades da  IPX.
Só precisa de se registar uma vez preenchendo com os seus dados pessoais uma ficha de inscrição. Todos os ficheiros que contêm informações sobre os nossos clientes estão protegidos pela nossa Politica de Privacidade ( RPDG), pode assim estar totalmente tranquilo quando à segurança dos dados que nos facultar, estes serão única e exclusivamente para uso da  IPX.

O Cliente autoriza expressamente que os dados deste registo, assim como todos aqueles que forem obtidos durante o desenvolvimento das relações contratuais entre ambas as partes, possam ser utilizados, com a finalidade de formalizar as mesmas relações contratuais . 

Todos os clientes têm o direito de acesso, rectificação, cancelamento e oposição à comunicação dos seus dados. Os Clientes podem exercer esses direitos por correio electrónico:ipx@ipx.pt.pt, e por escrito par a nossa morada em: Rua Benção do Gado, Lote 2 Lojas 3 e 4 , 2350-334 Riachos.

A IPX reserva-se ao direito de ceder os dados pessoais na sequência de processos judiciais ou policiais às autoridades competentes.
A IPX  informará o cliente sobre os dados que recolhe (incluindo os resultantes de "cookies"), sobre a sua utilização, como aceder aos mesmos e rectificá-los, gratuitamente.
Os dados são apenas recolhidos no momento da celebração do contrato e só os dados relevantes para o mesmo.
O cliente poderá solicitar não receber e-mails da nossa parte a qualquer momento, bastando enviar um email para ipx@ipx.pt. com o assunto “Sair”.

A IPX não comercializa produtos a menores de 13 anos.


Direito de retratação.
Dever de informação pré-contratual

Trocas e Devoluções - Resolução de Contratos (Devoluções) - Compras à distância (efetuadas em www.ipx.pt)

Para compras à distância (online e a receber na morada via transportadora), a Lei Portuguesa estabelece ao consumidor um prazo de 14 dias (vulgarmente conhecido como período de reflexão) após tomar posse física dos bens, durante o qual pode devolver o(s) artigo(s) sem a necessidade de indicar um motivo.
Nos casos de livre Resolução de Contrato, os portes de devolução ficam a cargo do consumidor, conforme estipulado no n.º 2 do artigo 13º do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro.

O prazo previsto na lei para devolver um bem comprado online é de 14 dias, sendo que o prazo começa a correr a partir do dia em que o consumidor, ou um terceiro (com exceção do transportador dos bens) indicado pelo consumidor adquira a posse física dos bens, sendo que:
Se encomendou vários bens numa única encomenda, mas foram entregues separadamente, o prazo conta a partir do dia em que o consumidor adquira a posse física do último bem.


1. Condições de aceitação de Devoluções/Trocas
Apesar de serem aceites devoluções/trocas nos primeiros 14 dias em compras à distância (conforme descrito acima), os bens devolvidos só serão aceites caso respeitem escrupulosamente as seguintes condições:

1.1. O artigo devolvido tem de estar intacto e sem qualquer marca/dano de uso.
(Nos produtos devolvidos, os custos de transporte serão a cargo do cliente, e Não há qualquer outro custo associado ao direito do consumidor na devolução por insatisfação.).
Para poder fazer uma devolução, deverá assumir os custos de devolução do produto.
No caso da devolução ser feita devido a um defeito do produto ou devido à entrega de um produto errado, os custos de devolução ficaram ao encargo da
IPX.

1.2. Terá de devolver o artigo juntamente com a sua embalagem, manuais e acessórios, tais como foram entregues inicialmente.
(Os produtos devolvidos incompletos, estragados ou utilizados pelo cliente não poderão ser aceites. Relembramos-lhe que o direito de retratação não se aplica às gravações de áudio ou vídeo, assim como ao software depois de serem abertos. Não aceitamos devoluções cuja embalagem tenha sido aberta ou violada de artigos consumíveis (exemplo: tinteiros ou toners).
Não se aceitam devoluções de produtos que tenham sido encomendados especificamente ou customizados para uma determinada encomenda / cliente)

1.3. Juntamente com o bem devolvido, terá de juntar a fatura onde consta esse mesmo artigo.
No caso de violação de algum destes pontos, não poderemos aceitar a devolução (e o consequente reembolso) ou a troca.


Por norma, perderá o direito à devolução dos bens nas seguintes situações:

  • Se os bens adquiridos tiverem sido confecionados de acordo com especificações do consumidor ou personalizados;
  • Se os bens forem suscetíveis de se deteriorarem ou de ficarem rapidamente fora de prazo; 
  • Se forem bens que foram abertos e após a entrega e por motivos de proteção da saúde ou de higiene não podem ser devolvidos;
  • Se forem gravações áudio, vídeo ou programas informáticos selados, aos quais tenha retirado o selo de garantia de inviolabilidade após a entrega;
  • Se for um jornal, periódico ou revista, com excepção dos contratos de assinatura para o envio dessas publicações; Se forem conteúdos digitais (não fornecidos em suporte material);
  • Se tiver tirado etiquetas ou danificado o artigo.

2. Artigos não aceites para Devoluções/Trocas

Salvo anomalia técnica, existem artigos que pela sua natureza não podem ser aceites para devoluções/trocas.

2.1. Não são aceites trocas ou devoluções de auriculares/auscultadores/headsets, baterias, pilhas, cartões de memória, discos externos, consumíveis ou software.
2.2. Não são aceites trocas ou devoluções de televisões, portáteis, telemóveis, smartphones, smartwatchs ou tablets que tenham os selos das embalagens da marca quebrados.
2.3. Não se aceitam devoluções de produtos que tenham sido encomendados especificamente para uma determinada encomenda / cliente
2.4. Não serão aceites devoluções de produtos que tenham sofrido abuso: usados para além do limite, desmontados, ou que sejam enviados à cobrança e/ou sem autorização de devolução.

Nota: todas as devoluções deverão ser feitas com dupla embalagem, i.e. a embalagem do produto a devolver deverá estar contida/protegida por uma outra embalagem exterior.

Nota: Levantamento de encomendas no espaço comercial decorrente de reservas ou compras previamente feitas através da Loja Online, será aplicada a legislação que rege as compras efetuadas diretamente no espaço comercial, não contando desta forma como uma compra efetuada à distância.

3. Forma de reembolso de Devoluções

Caso pretenda o reembolso, o mesmo será feito via transferência bancária para o IBAN que nos indicar na altura do pedido de devolução (Comprovativo de IBAN/NIB, com nome do titular da conta)  e só e após emissão e assinatura da respetiva nota de credito ao cliente. A IPX fará o reembolso do valor pago pelo artigo assim que seja feita a verificação técnica do estado do produto e verificação do cumprimento das condições acima descritas (ver ponto 1)
Para dar início ao processo de devolução/troca basta iniciar o contato por telefone ou email e posteriormente deve enviar o artigo via transportadora (o valor dos portes da devolução ficam a cargo do consumidor) ou  dirigir-se á nosa loja com o artigo e a sua fatura.